Encontrar o equilíbrio entre credibilidade e estética.
Saudações à comunidade PlayStation! Eu sou Félix, gerente de marketing da Sloclap, e trabalhei com a equipe para apresentar a vocês esta breve visão geral do sistema de combate de Sifu e uma prévia de nossas escolhas de design.
Com base em nossa experiência de trabalho em artes marciais com Absolver, mas focando desta vez em um jogo para um jogador, queríamos com Sifu oferecer uma experiência de jogador única, fortemente inspirada em filmes de kung fu e artes marciais. Lutando contra vilões às dezenas em uma boate, pulando mesas e jogando garrafas, queremos que o jogador se sinta o personagem principal de um filme de kung fu.
Em termos de design, significou para nós atingir um equilíbrio entre credibilidade – técnicas de combate realistas, animações fiéis – e estética, com ação nítida e enquadramentos de câmera envolventes. Com Sifu, queríamos misturar a estética dos filmes clássicos de kung fu com o combate corpo-a-corpo cru encontrado em filmes modernos como The Raid, Old Boy ou John Wick.
O sistema de combate baseia-se nessas diferentes inspirações. Queremos que a jogabilidade ofereça um desafio consistente com os valores do kung fu de treinamento e autoaperfeiçoamento. E queremos que os jogadores experimentem uma progressão, sintam que estão aprendendo kung fu, melhorando e ganhando progressivamente sua fantasia de poder.
Projetamos o que chamamos de sistema de Estrutura, para emular a noção real de combate de impactar e quebrar a postura de seu oponente, sua capacidade de atacar e se defender. Ele assume a forma de um medidor, tanto para você quanto para seus inimigos. Se você conseguir quebrar a estrutura do seu oponente, poderá finalizá-lo com uma queda poderosa, que é a oportunidade de mostrar as técnicas devastadoras de Pak Mei. Mas se o seu medidor de estrutura estiver cheio, você não conseguirá lutar e se defender por um curto período e ficará vulnerável aos ataques de seus inimigos.
Bloquear ataques irá rapidamente preencher seu medidor de equilíbrio, e demos aos jogadores algumas opções defensivas mais flexíveis. Dodges permitirá que você crie espaço em momentos importantes e pode salvar vidas. Mas, mais importante, desviar os golpes no momento certo permitirá que você desvie o golpe, desequilibrando seu oponente e abrindo oportunidades para contra-atacar ou derrubá-lo. Você também pode evitar totalmente os golpes, esquivando-se ou saltando sobre os golpes que se aproximam. É particularmente útil contra golpes fortes que você não consegue desviar ou para recuperar rapidamente o equilíbrio e contra-atacar.
O jogador começará com um kit ofensivo capaz de lidar com qualquer adversário, mas levará algum tempo para aprender as diferentes propriedades das técnicas disponíveis. Você pode misturar ataques fortes e rápidos para construir combos, em um único inimigo ou indo de um oponente para o outro. E conforme você avança e desbloqueia novas habilidades, você terá mais opções disponíveis para se adequar ao seu estilo de jogo e como você gosta de abordar situações desafiadoras. Você será capaz de derrubar seus inimigos, empurrá-los de volta para seus aliados, atordoá-los ou desarmar um inimigo ameaçador. Será particularmente útil quando você começar a lutar contra mais e mais oponentes ao mesmo tempo.
As lutas contra vários inimigos estão no centro da experiência de jogo do Sifu. Nosso objetivo era encontrar o equilíbrio certo entre ter o jogador se sentindo cercado e desafiado, mas não oprimido pela quantidade de agressão que vem ao mesmo tempo. Decidimos usar um sistema de bloqueio dinâmico para a câmera, para permitir a troca rápida e responsiva entre vários alvos. Trabalhamos na otimização do jogo para garantir uma taxa de quadros estável de 60FPS no PlayStation 4, bem como no PS4 Pro e PS5, é claro, para fornecer uma experiência suave e reativa. Queremos que o combate pareça um movimento de vai e vem, com os inimigos forçando os jogadores a reagir, a usar uma variedade de técnicas de controle de multidão e bom posicionamento para prevalecer.
Além de confiar em suas técnicas favoritas de Pak Mei, os jogadores terão que fazer um uso inteligente do ambiente para superar as adversidades que enfrentarão. Introduzimos elementos utilizáveis em todas as situações de combate, seja móveis que você pode jogar nos pés de seus inimigos, itens que podem ser jogados, armas improvisadas ou mesas pelas quais você pode pular. Eles adicionam opções para os jogadores, que são livres para abordar uma determinada situação de diferentes ângulos.
Finalmente, os jogadores poderão contar com técnicas precisas e poderosas por meio da mecânica de foco. O foco é um recurso que se acumula conforme você luta, preenchendo as cargas que você desbloqueará progressivamente durante o jogo. Usar uma carga de foco diminuirá o tempo e permitirá que você escolha um ponto fraco de seu oponente para executar uma técnica devastadora, incapacitando ou ferindo gravemente seu inimigo. Os jogadores serão capazes de acessar diferentes ataques de foco à medida que desbloqueiam novas habilidades, permitindo que se adaptem a situações específicas com as quais eles lutam.
Esta visão geral pode lhe dar uma ideia do que se espera de você para aprender kung fu e se vingar no Sifu, mas nada substitui as boas práticas.
Sifu será lançado no PS4 e PS5 em 8 de fevereiro de 2022.
Como funciona o combate de kung fu de Sifu
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nov